segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Novena a São Paulo da Cruz - 6º dia


Pureza de São Paulo da Cruz

I.                     Consideremos que o nosso Santo, enriquecido de particulares graças para guardar desde a infância a santa pureza, teve-a em tanto apreço, que a conservou intacta ao fim da vida. E para guardar mais ciosamente esse tão precioso tesouro, foi Paulo ainda animado pela grande Virgem Maria, que aumentou-lhe o apreço e lhe obteve de Deus a singularíssima graça de reprimir com o próprio sangue, revolvendo-se entre os espinhos toda rebelião contra a virtude angélica. Ó Jesus, candor de luz eterna e espelho sem mancha. Oh! Pelos méritos de vosso puríssimo servo, iluminai-nos para conhecermos os perigos dessa bela virtude, e dai-nos a graça de vencer todas as tentações, que poderiam roubar-nos este inestimável tesouro.
Pai Nosso.

II.                    Consideremos como Deus fez admiravelmente resplandecer este dom de singular pureza em São Paulo da Cruz. E seu corpo exalava freqüentemente o mais suave perfume. E invocado o seu socorro por quem estivesse em ocasião de pecado, dissipava-se subitamente toda impura tentação, ainda que o Santo estivesse ausente. E agradou tanto por esta virtude não só aos homens, mas aos mesmos Anjos, que o acompanhavam, o defendiam e as vezes o transportavam de um lugar a outro. Porém, mais que aos espíritos angélicos foi ele querido a Maria, Mãe de pureza, a qual apareceu-lhe várias vezes e em penhor de seu terníssimo amor, posou-lhe sua mão virginal sobre a cabeça. Amantíssimo Redentor, fazei-nos entender bem esta verdade. Nós estamos profundamente humilhados ao ver-nos tão longe daquela pureza de mente e de coração, da qual o vosso servo foi esplendidamente adornado. Oh! Fazei que ele seja para nós refúgio e defesa contra as lisonjas do mundo, que nos arrastam ao vício contrário à bela virtude.
Ave Maria

III.                  Consideremos quais foram os meios usados pelo nosso Santo, para não perder o inestimável tesouro da angélica pureza. Ele castigava o seu corpo inocente com ásperas penitências para tê-lo sujeito ao espírito, e como bem sabia que os olhos são as portas funestas, por onde entra a morte na alma, guardou-os sempre com a mais rara modéstia. Persuadido, pois, que, sem especial graça de Deus poderia conservar intacto o candor de sua virginal pureza, viveu sempre com a mente e o coração escondidos nas Chagas do seu amado Senhor, foi sempre devotíssimo da grande Virgem Maria. Ó Virgem das virgens, imaculada Mãe de Deus, pelos méritos de vosso devotíssimo Paulo, obtende-nos o espírito de penitência e oração, para que possamos conservar a pureza do coração e da alma.
Glória.
Oração para todos os dias da novena
Ó glorioso São Paulo da Cruz, que fostes na terra espelho de inocência e exemplar de penitência! Ó herói de santidade, escolhido por Deus para meditar dia e noite a dolorosíssima Paixão de seu Filho Unigênito e para propagar no mundo esta devoção com a palavra, com o exemplo e por meio do vosso Instituto! Ó apóstolo poderoso em palavras e obras, que passastes a vida a conduzir ao pés do crucifixo as almas transviadas de tantos míseros pecadores, lá do céu volvei os olhos para a minha alma e ouvi, propício, as minhas súplicas. Alcançai-me um amor tão grande a Jesus Crucificado que, meditando continuamente em suas dores, faça meus os seus sofrimentos, reconheça nas profundas chagas do meu divino Salvador a malícia dos meus pecados e nelas vá haurir, como em fontes de salvação, a graça de os chorar amargamente e uma vontade eficaz de vos imitar na penitência, já que não soube imitar-vos na inocência.
Alcançai-me também, ó glorioso Santo, a graça que, prostrado aqui aos vosso pés, mais particularmente e instantemente vos peço............. Impetrai à Santa Igreja, nossa mãe, a vitória sobre os seus inimigos, aos pecadores a conversão, aos hereges e, especialmente à Inglaterra, pela qual tanto orastes, o regresso à Fé Católica.
Finalmente alcançai-me de Deus uma boa e santa morte, para que um dia possa ir gozar convosco no céu por toda a eternidade. Assim seja.