sexta-feira, 16 de outubro de 2015

NOVENA A SÃO PAULO DA CRUZ

Texto das orações usadas na Comunidade São Paulo da Cruz, em Janaúba - MG, no ano de 2013, pelos Padres Leone Russo e Giovanni Cipriani, com algumas adaptações.
Texto da meditação extraído e adaptado do livro: "Nel fuoco d'amore della Trinità" de Adolfo Lippi.
Preces: Mosteiro Santa Gema

7° dia: SÃO PAULO DA CRUZ E A PRESENÇA DE DEUS


Ritos iniciais: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: São Paulo da Cruz mostrai-nos o caminho que nos leva ao encontro com o Crucificado. Iluminai-nos para que façamos do Crucificado o lugar da revelação de Deus e do homem. Concedei-nos ver os sofredores de hoje a partir do Crucificado.

Canto: Ó São Paulo da Cruz, vem ensina / O teu povo alcançar tua sorte: Descobrindo a Paixão tão divina / Ter a vida nas marcas da morte.
1. As idéias, o zelo, a oração / Tudo encanta e fascina em Jesus.
Mas só vê todo o seu coração / Quem o vê no mistério da Cruz.

ORAÇÃO
D: Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos:
T: Iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acendei em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e fazei de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição.

Texto bíblico: I Ts 5,17-24
MEDITAÇÃO
D: Mesmo em meio a terrível aridez e escuridão espiritual, Paulo da Cruz não perdia a percepção da Presença de Deus. E esta, ele procurava incansavelmente inculcar em todos os seus discípulos.
L1: “Quando eu me encontro neste miserável estado, que me parece estar sem fé, sem esperança e sem caridade, de não ter nem tampouco aquela luz natural que tem os outros homens, parecendo-me ser como uma besta, com tudo isso, a quem me perguntasse em qualquer tempo: que coisa pensa você? lhe responderia: no alto do Espírito, eu não tenho senão Deus presente”.
L2: A expressão que sobretudo alude a este seu modo de referir-se a Deus é “fazer oração vinte e quatro horas ao dia”. De fato, a oração para ele não era algo para se fazer como um dever para com Deus. Mas uma disposição de abertura da sua consciência para com Deus em um contínuo estado de adoração.
L3: Nesta linha de pensamento, escrevia a Irmã Cherubina Bresciani: “Quando não puderes meditar, repouse em Deus, em um sacro silêncio de amor, com uma pura e doce atenção amorosa a Deus em viva fé. Oh, aqui não se pode ter engano! Quem pratica bem isto, faz oração que dura vinte e quatro horas o dia, porque se acostuma a estar sempre à Presença de Deus adorando-o em espírito e verdade”.

CANTO:  Quando a força de um amor, não basta pra fazer você sorrir / Quando a força de uma fé , não basta pra fazer você feliz
Quando a dor da solidão, doi tanto e tanto , que você já não consegue nem pensar
Procure a oração (4x)
Quando a dor de uma paixão , Algum momento mais cruel
Algum amor que não deu certo, Ameaçar seu coração

Procure a oração (2x)
Milagres acontecem, Quando a gente reza e reza sem desanimar
E a paz é dos milagres, o milagre mais bonito que se possa
desejar
Milhares de pessoas encontram a resposta no momento de oração
Milagres acontecem quando pomos de joelho o coração

PRECES
D: Oremos, irmãos e irmãs, a Deus nosso Pai, por meio de Jesus Crucificado e pela intercessão de São Paulo da Cruz, e peçamos-lhe:
São Paulo da Cruz, rogai a Deus por nós!
1. Pela Igreja para que possa ser escola de oração e verdadeira “casa” da Presença de Deus em meio aos homens rezemos.
2. Por todos aqueles que vivem afastados da presença de Deus e nunca escutaram o anuncio do Evangelho, rezemos.
3. Por todos os membros da Família Passionista, para que a exemplo de São Paulo da Cruz sejam pessoas de constante oração e união a Deus, vivendo vinte quatro horas atentos à Divina Presença, rezemos.
4. Por todas as pessoas que recomendaram nossas orações, para que possam ser atendidas segundo as suas necessidades e santificação, rezemos.
T: Ó Deus que infundis no coração e na vida de Paulo da Cruz uma indelével consciência da sua Divina Presença, concedei a todos nós seus filhos e filhas, a graça de também imitá-lo nesta virtude e vivência. Amém.

ORAÇÃO PARA OBTER GRAÇAS
Ó Deus, nosso Pai, que escolhestes Paulo da Cruz para meditar e pregar a Paixão do vosso Filho Jesus, como a "maior e mais estupenda obra do vosso amor para conosco", concedei-nos, pela força do Espírito Santo, tê-la "sempre gravada no nosso coração", para que possamos vivê-la e anunciá-la como o "remédio mais eficaz contra todos os males do nosso tempo".
Por sua intercessão concedei-nos a graça... (Pedir a graça que mais estamos necessitando). Isso vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe e mulher fiel aos pés da Cruz, e pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.

Atitude para hoje: Com o auxilio de uma jaculatória ou pequena oração busque estar o dia todo atento à Divina Presença.
T: São Paulo da Cruz pedimos vossa intercessão para cada um de nós para que possamos fazer de nossas vidas uma contínua oração, vivendo constantemente na Presença de Deus. Amém.

CANTO: Firme de pé, junto da Cruz, estava Maria, Mãe de Jesus, estava Maria e Paulo da Cruz.

           SÃO PAULO DA CRUZ, ROGAI POR NÓS!!!