sábado, 17 de outubro de 2015


NOVENA A SÃO PAULO DA CRUZ

Texto das orações usadas na Comunidade São Paulo da Cruz, em Janaúba - MG, no ano de 2013, pelos Padres Leone Russo e Giovanni Cipriani, com algumas adaptações.
Texto da meditação extraído e adaptado do livro:
 "Nel fuoco d'amore della Trinità" de Adolfo Lippi.
Preces: Mosteiro Santa Gema

8° dia: SÃO PAULO DA CRUZ  
O SAGRADO SILÊNCIO QUE GERA A UNIDADE



Ritos iniciais: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: São Paulo da Cruz mostrai-nos o caminho que nos leva ao encontro com o Crucificado. Iluminai-nos para que façamos do Crucificado o lugar da revelação de Deus e do homem. Concedei-nos ver os sofredores de hoje a partir do Crucificado.

Canto: Salve ó grande apóstolo, que ao mundo todo ensinas, / Amar o Deus do Gólgota, nas chamas mais divinas. / No terno fogo vívido. Que o peito te inflamou.  (2x) / De nosso peito eleve-se, de amor e de alegria. / Um temo e vivo canto, ao nosso Pai e guia (bis).

ORAÇÃO
D: Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos:
T: Iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acendei em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e fazei de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição.

Texto bíblico: I Pd 2,19-24

MEDITAÇÃO
D: O resultado principal da paz interior e do total abandono em Deus é segundo São Paulo da Cruz, o manter-se em silencio sobre aquilo que lhe faz sofrer. Se lhe falta isto, não se pode dizer verdadeiramente abandonado em Deus e confiante nele.
L1: De outra parte, os lamentos e as contendas são a maior ferida a caridade fraterna e a união da comunidade. Sempre que Paulo convidava a guardar o sacro silencio não pretendia tanto evitar a falar como evitar a lamentar-se e recriminar.
L2: Aos seus religiosos dizia que “a peste da comunidade religiosa é o julgar as ações dos outros perdendo de vista as próprias”. Isto destrói a paz da Comunidade e da Igreja, enquanto “a paz que é fruto do Espírito Santo vos fará crescer em caridade cada um para com os outros, sendo um só coração em Jesus Cristo”.
L3: Fazendo ligação destes ensinamentos com os padres do deserto, percebemos que estes ensinamentos supunham uma disciplina no falar que é esquecida nos dias atuais.
L4: Um discípulo dos padres do deserto perguntou a seu mestre o que podia fazer para salvar-se e a resposta foi a seguinte: esteja na sua cela, come se tem fome, bebe se tem sede, mas nunca diga mal de ninguém e então te salvará.

CANTOQue seja um, é o que Eu quero mais. / Que seja um, é o que Eu quero mais. / O Meu Amor é o que os torna capazes.
Sem medo algum, se amem mais. / Sem medo algum, se amem mais. / O Meu Espírito é quem age e faz
PRECES
D: Oremos irmãos, a Deus nosso Pai, que em Jesus Cristo, seu amado Filho, no Espírito Santo, nos faz um com Ele e peçamos-lhe:
Tornai-nos, Senhor, unidos em Vós
1. Pela Igreja para que possa ser Sacramento de união e comunhão em meio aos homens, rezemos.
2. Por todos aqueles que vivem murmurando e não sabem aproveitar de todos os seus sofrimentos e contrariedades, rezemos.
3. Por todos os que vivem a espiritualidade deixada por São Paulo da Cruz na Igreja, para que aprendam a viver numa constante atenção ao seu próprio agir e falar, rezemos.
4. Por todos os que sofrem perseguições, injustiças e discriminações devido a sua postura correta de viver e ser, rezemos.
T: Concedei, ó Deus de amor e misericórdia, a todos nós, vossos filhos e filhas o dom da unidade e do amor, para que possamos ser entre nós um só coração e uma só alma, mediante o sagrado vinculo da caridade fraterna. Amém.

ORAÇÃO PARA OBTER GRAÇAS
Ó Deus, nosso Pai, que escolhestes Paulo da Cruz para meditar e pregar a Paixão do vosso Filho Jesus, como a "maior e mais estupenda obra do vosso amor para conosco", concedei-nos, pela força do Espírito Santo, tê-la "sempre gravada no nosso coração", para que possamos vivê-la e anunciá-la como o "remédio mais eficaz contra todos os males do nosso tempo".
Por sua intercessão concedei-nos a graça... (Pedir a graça que mais estamos necessitando). Isso vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe e mulher fiel aos pés da Cruz, e pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.

Atitude para hoje: Ler e meditar o primeiro número das nossas Santas Regras:

Resumindo-se toda a lei santíssima de Jesus Cristo em dois principais mandamentos, isto é, em amar a Deus com todo o coração e o próximo como a si mesmo; e sendo este o fim de todo o fiel cristão, este mesmo deve ser o fim das Religiosas da Paixão (Passionistas), isto é, tender em primeiro lugar à perfeição do amor divino, mantendo-se à sua divina presença e tendo indelevelmente escrita no coração a santíssima Vida, Paixão e Morte do dulcíssimo Jesus, sacrificado sobre o Calvário pela Redenção do mundo; e em segundo lugar, procurando ser entre elas um só coração e uma só alma, mediante o sagrado vínculo da caridade fraterna, e rezando fervorosamente à sua divina Majestade pelo próximo, a fim de que todos vivam no santo temor de Deus e cresçam em todas as santas virtudes.

T: São Paulo da Cruz intercedei por nós para podermos ser coerentes com o Chamado que recebemos e a vida que abraçamos, buscando viver cada vez mais unidos a Deus e a nossos irmãos. Amém.

CANTO: Firme de pé, junto da Cruz, estava Maria, Mãe de Jesus, estava Maria e Paulo da Cruz.

SÃO PAULO DA CRUZ, ROGAI POR NÓS!!!