quinta-feira, 15 de outubro de 2015


NOVENA A SÃO PAULO DA CRUZ

Texto das orações usadas na Comunidade São Paulo da Cruz, em Janaúba - MG, no ano de 2013, pelos Padres Leone Russo e Giovanni Cipriani, com algumas adaptações.
Texto da meditação extraído e adaptado do livro: "Nel fuoco d'amore della Trinità" de Adolfo Lippi.
Preces: Mosteiro Santa Gema


6° dia: A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
EM SÃO PAULO DA CRUZ



Ritos iniciais: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: São Paulo da Cruz mostra-nos o caminho que nos leva ao encontro com o Crucificado. Ilumina-nos para que façamos do Crucificado o lugar da revelação de Deus e do homem. Concede-nos ver os sofredores de hoje a partir do Crucificado.

Canto: Ó São Paulo da Cruz, que descobres o sentido da santa Paixão!  Prega aos ricos, aos jovens, aos pobres.  Prega a todos a grande lição!
1. Dor é túnel na estrada da vida, / Ninguém para no túnel, pois não! / É São Paulo da Cruz quem convida, / Pela Cruz vai-se à ressurreição!
2. Vem! Ensina teu povo encantado / Os dois braços que fazem a Cruz! / Dizer não, sempre não ao pecado, / Dizer sim, sempre sim a Jesus!

ORAÇÃO
D: Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos:
T: Iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acende em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e fazei de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição.

Texto bíblico: Mt 22,36-40

MEDITAÇÃO
D: São Paulo da Cruz é capaz de se esvaziar para deixar que o Espírito Santo habite nele e realize a sua obra santificadora. Ele está atento a este mesmo Espírito e deseja que todos os seus filhos e filhas também estejam atentos e abertos a graça de Deus em suas vidas.
L1: Em uma circular datada de 1750, em preparação a Solenidade de Pentecostes, assim ele se expressa: “Caríssimos, para bem preparar-vos a grande solenidade cada um de vós examine bem a si mesmo, para conhecer se existe em vós alguma coisa que não seja puramente Deus, e isto conhecereis examinando-vos se em todas as vossas ações são puríssimas as vossas intenções, procurando cada dia mais tornar vossa intenção deiforme, ou seja, toda divina, agindo sempre em Deus e só por seu amor, unindo o vosso agir com aquele de Jesus Cristo, Senhor nosso, que é o nosso Caminho, Verdade e Vida”.
L2: O Espírito habita e age na alma. Nada se produz sem Ele. O primeiro efeito da ação do Espírito Santo é a pura adoração de Deus e a obediência ao 1º mandamento, fundamento de todo o resto. Paulo da Cruz fala de uma puríssima intenção e exclusão de tudo que não seja puramente Deus. Esta é a primeira dimensão da caridade que se manifesta na segunda: a caridade para com o próximo.
L3: O Espírito leva a pessoa a entrar no templo interior, onde adora o Pai, por meio de Jesus. Como dizia São Paulo da Cruz à Madre Crucifixa, nossa cofundadora: esteja “toda vestida de Jesus Cristo, deixe-se perder e abismar-se na imensa Divindade, e aí, em sacro silencio de fé e santo amor, contemple o Sumo Bem e deixe-se incinerar-se no fogo da Divina Caridade”.

CANTO: Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Vem controlar todo o meu ser, vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir.

PRECES
D: Oremos a Deus Pai, que por Jesus Cristo reuniu a sua Igreja; e supliquemos com fé e alegria:
Envia-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo.
1. Pela Igreja para que se deixe cada vez mais modelar e conduzir pelo Espírito Santo, cumprindo sua missão de santificação e salvação no meio dos homens, instituindo o Reino de Deus, no aqui e agora de nossa história, rezemos.
2. Por todos os homens para que tenham sede de buscar a santidade e se identifiquem cada vez mais a Jesus, seu Divino Protótipo, renunciando a tudo o que divide e não é de pura intenção, rezemos.
3. Por todos os membros da Família Passionista, missionários, monjas, irmãs, leigos, casais e jovens, para que possam a exemplo de São Paulo da Cruz, deixar-se possuir pelo Espírito Santo, rezemos.
4. Por todos os doentes, os sofrem e estão passando por grandes provações para que possam unir seus sofrimentos ao de Cristo na sua Paixão, rezemos.
T: Ó Deus que enviais o Vosso Espírito Santo àqueles que Vos pedirem, enviai sobre cada um de nós este mesmo Espírito para que em todas as nossas orações e obras tenham em Vós o seu príncípio e por Vós começadas, por Vós sejam levadas ao fim. Por Cristo nosso Senhor, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO PARA OBTER GRAÇAS
Ó Deus, nosso Pai, que escolhestes Paulo da Cruz para meditar e pregar a Paixão do vosso Filho Jesus, como a "maior e mais estupenda obra do vosso amor para conosco", concedei-nos, pela força do Espírito Santo, tê-la "sempre gravada no nosso coração", para que possamos vivê-la e anunciá-la como o "remédio mais eficaz contra todos os males do nosso tempo".
Por sua intercessão concedei-nos a graça... (Pedir a graça que mais estamos necessitando). Isso vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe e mulher fiel aos pés da Cruz, e pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.

Atitude para hoje: Buscar estar atentos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.
T: São Paulo da Cruz pedimos vossa intercessão para cada um de nós para que nos despojemos do homem velho e deixemo-nos possuir pela ação do Espírito Santo e sua obra santificadora. Amém.

CANTO: Firme de pé, junto da Cruz, estava Maria, Mãe de Jesus, estava Maria e Paulo da Cruz.

                           SÃO PAULO DA CRUZ, ROGAI POR NÓS!!!