quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Novena a São Paulo da Cruz - 1º dia



Eleição de São Paulo da Cruz para meditar a  Paixão de Jesus Cristo

I.                     Consideremos que Deus, tendo eleito o nosso Santo a pregar a Paixão do seu Unigênito, imprimiu-lhe bem cedo no coração esta devoção, que parece ter nascido com ele. Infundiu-lhe desde os mais tenros anos, um conhecimento tão vivo das acerbíssimas penas do Redentor, que  a alma de Paulo foi de piedade comovente; e o Senhor Crucificado tornou-se, desde então, o objeto de seus pensamentos e de seus afetos e a Ele consagrou todas as suas santas obras. Ò meu Deus, sejam estas penas o alimento cotidiano também da nossa mais terna devoção. 
Pai Nosso

II.                    Consideremos que o nosso Santo, movido de compaixão pelo Bem Crucificado, propôs desde os primeiros anos, não querer saber outra coisa que da sua Cruz : assim pode dizer com o Apóstolo: “Vivo mas não sou eu que vivo, Cristo vive em mim... o qual me amou e a Si mesmo se entregou por mim”. Ó dulcíssimo Jesus, pelos méritos de vosso Servo comunicai também a nós tal afeto à vossa Paixão, que  nos faça viver somente em Vós, morto entre mil tormentos  para restituir-nos a vida. 
Ave Maria

III.                  Consideremos que o nosso Santo, levando impressa na mente e no coração a Paixão do Filho de Deus, não podia deixar de tê-la com freqüência na língua. Persuadido de ser este o meio mais eficaz para conversão dos pecadores, pregou sempre Jesus Crucificado e usou da Cruz  como de uma arma potentíssima para combater o vício e converter  toda sorte de pecadores. Ó amantíssimo Redentor, gravai também em nossos corações a memória da vossa Santíssima Paixão, para que, com a Palavra e com o exemplo possamos imprimi-la no coração do vosso povo.
Glória ao Pai

  Oração para todos os dias da novena
Ó glorioso São Paulo da Cruz, que fostes na terra espelho de inocência e exemplar de penitência! Ó herói de santidade, escolhido por Deus para meditar dia e noite a dolorosíssima Paixão de seu Filho Unigênito e para propagar no mundo esta devoção com a palavra, com o exemplo e por meio do vosso Instituto! Ó apóstolo poderoso em palavras e obras, que passastes a vida a conduzir ao pés do crucifixo as almas transviadas de tantos míseros pecadores, lá do céu volvei os olhos para a minha alma e ouvi, propício, as minhas súplicas. Alcançai-me um amor tão grande a Jesus Crucificado que, meditando continuamente em suas dores, faça meus os seus sofrimentos, reconheça nas profundas chagas do meu divino Salvador a malícia dos meus pecados e nelas vá haurir, como em fontes de salvação, a graça de os chorar amargamente e uma vontade eficaz de vos imitar na penitência, já que não soube imitar-vos na inocência.
Alcançai-me também, ó glorioso Santo, a graça que, prostrado aqui aos vosso pés, mais particularmente e instantemente vos peço............. Impetrai à Santa Igreja, nossa mãe, a vitória sobre os seus inimigos, aos pecadores a conversão, aos hereges e, especialmente à Inglaterra, pela qual tanto orastes, o regresso à Fé Católica.
Finalmente alcançai-me de Deus uma boa e santa morte, para que um dia possa ir gozar convosco no céu por toda a eternidade. Assim seja.