ORAÇÃO INICIAL
Ó soberano Senhor e santificador das almas, prostrados ante a vossa infinita majestade, louvamos e bendizemos a incomparável grandeza e liberalidade com que elevastes São Gabriel ao supremo grau da perfeição, por meio de um amor fervorosíssimo à Rainha dos Mártires. Pelos méritos deste amantíssimo servo de Maria, pela glória de tão excelsa Senhora e de São Gabriel, imploramos a graça particular que por este exercício esperamos obter (pedir a graça) e principalmente a de imitarmos este admirável Santo, a fim de podermos conquistar a sua graça na terra e sua glória por toda eternidade. Amém.
SEGUNDO DIA
Numa pobre casa em Belém, acompanhada pelo seu esposo São José, Maria usufruía os carinhos do seu adorado Filho, quando uma ordem de Deus os obriga a deixar repentinamente sua casa e partir para o Egito. Deixa tudo e vai com Jesus e José.
São Gabriel, à semelhança de Maria, estando em plena mocidade, onde tudo lhe sorria, deixa tudo seguindo o chamado do seu Senhor.
Se desejarmos ter esta felicidade de São Gabriel, vivamos com fidelidade o amor, esquecendo-nos de tudo o que já renunciamos: ter, ser, poder, apegando-nos unicamente no Amado. No Crucificado, com quem nos comprometemos.
ORAÇÃO FINAL
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Senhor, muitas vezes temos com os nossos pecados merecido a morte do pecador em vez da do justo, mas confiando na vossa infinita misericórdia, na vossa Paixão e Morte, nas dores de Maria, nos méritos de São Gabriel, imploramos misericórdia e perdão, agora mas principalmente na hora da nossa morte para gozarmos, eternamente, com São Gabriel, a glória que nos merecestes. Amém.