sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Hoje damos inicio à Novena em preparação a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo.

Ao celebrar esta festa, a Igreja celebra a anual Jornada Pro Orantibus, que consiste no convite a rezar em favor dos consagrados e consagradas na vida contemplativa e/ou monástica, além do desejo de se fazer conhecer esta vocação que pulsa de uma forma silenciosa e até despercebida no coração da Igreja. Instituída em 1953, pelo Papa Pio XII, a Jornada Pro Orantibus está desde ligada a memória litúrgica da Apresentação de Maria ao Templo, porque na oferta radical da Virgem de Nazaré a Deus, os seus tenros anos, se reconhece plenamente o ideal da Vida Consagrada.

Nestes dias da Novena queremos propor alguns textos, frases, imagens que auxiliem na meditação sobre esta oferta que Maria fez por primeiro a Deus, contemplando a Vida Consagrada e apresentando também alguns aspectos da vida consagrada de uma Monja Passionista.


1º dia...




A devoção a Maria deve levar as religiosas a compreender como o amor de Deus foi revelado e comunicado no mistério da Encarnação do Verbo e nos mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, Verbo Encarnado. As religiosas pedem a Maria para compreender como a vocação deve ser para elas aquilo que foi a anunciação do anjo para Maria; são objeto de particular amor da parte de Deus Pai, o qual as quer místicas esposas do Filho Predileto e que vivam, mediante os votos, crucificadas com Cristo para reparar os pecados dos irmãos e irmãs e obter do Pai a salvação eterna deles. cf. Commento alle Regole e Costituizioni delle Religiose della Passione di Gesu,11.

Ave Maria...
Maria, Mãe e Modelo da Vida Contemplativa, rogai por nós!