ORAÇÃO INICIAL
Ó soberano Senhor e santificador das almas, prostrados ante a vossa infinita majestade, louvamos e bendizemos a incomparável grandeza e liberalidade com que elevastes São Gabriel ao supremo grau da perfeição, por meio de um amor fervorosíssimo à Rainha dos Mártires. Pelos méritos deste amantíssimo servo de Maria, pela glória de tão excelsa Senhora e de São Gabriel, imploramos a graça particular que por este exercício esperamos obter (pedir a graça) e principalmente a de imitarmos este admirável Santo, a fim de podermos conquistar a sua graça na terra e sua glória por toda eternidade. Amém.
NONO DIA
Morte preciosa de São Gabriel
Maria, após uma vida santíssima, viu chegar a sua “hora”, com o maior consolo e alegria. Foi o triunfo do Amor, a coroa de suas vitórias, o princípio do seu gozo eterno com o saudosíssimo Filho. São Gabriel sempre esteve a espera do seu Deus. Se o anúncio de sua chegada viesse na cama?... Continuaria a dormir. Se fosse enquanto comia?... Continuaria a comer, etc.
Com alegria Gabriel viu chegar a hora de sua morte. Os assistentes vendo-o tão jubiloso admiravam-se; estava tranquilo, feliz, com o pensamento em Deus e em Maria. Imóvel, extático, com o mesmo sorriso e olhar aberto, apertando ao peito a imagem do Crucificado e da Mãe Dolorosa, Gabriel espera a chegada do seu Deus e Senhor. Maria se antecipa, consolando-o e na quarta-feira de cinzas, dia 27 de fevereiro ele deixa este vale de lágrimas voando para o banquete das núpcias eternas com o seu Bem Amado.
ORAÇÃO FINAL
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Senhor, muitas vezes temos com os nossos pecados merecido a morte do pecador em vez da do justo, mas confiando na vossa infinita misericórdia, na vossa Paixão e Morte, nas dores de Maria, nos méritos de São Gabriel, imploramos misericórdia e perdão, agora mas principalmente na hora da nossa morte para gozarmos, eternamente, com São Gabriel, a glória que nos merecestes. Amém.