ORAÇÃO INICIAL
Ó soberano Senhor e santificador das almas, prostrados ante a vossa infinita majestade, louvamos e bendizemos a incomparável grandeza e liberalidade com que elevastes São Gabriel ao supremo grau da perfeição, por meio de um amor fervorosíssimo à Rainha dos Mártires. Pelos méritos deste amantíssimo servo de Maria, pela glória de tão excelsa Senhora e de São Gabriel, imploramos a graça particular que por este exercício esperamos obter (pedir a graça) e principalmente a de imitarmos este admirável Santo, a fim de podermos conquistar a sua graça na terra e sua glória por toda eternidade. Amém.
QUARTO DIA
Maria, quando soube que seu divino Filho, carregando a Cruz se dirigia para o Calvário, no mesmo instante saiu de casa e se encaminhou para o lugar onde Jesus deveria passar, a fim de revê-lo e participar das suas afrontas. Assim ela abraça espiritual e moralmente uma crucifixão bem mais dolorosa do que se a sofresse fisicamente.
Gabriel, apenas se conscientizou do chamado de Deus a Congregação da Paixão de Jesus Cristo, a mais austera que conhecia, aceitou o convite abraçando a Cruz.
A exemplo de São Gabriel abracemos com amor tudo aquilo que se nos apresenta no cotidiano de nossa vida, plasmando assim, a nova criatura que Deus quer para sua maior glória e bem da Igreja de Cristo que conta conosco.
ORAÇÃO FINAL
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Senhor, muitas vezes temos com os nossos pecados merecido a morte do pecador em vez da do justo, mas confiando na vossa infinita misericórdia, na vossa Paixão e Morte, nas dores de Maria, nos méritos de São Gabriel, imploramos misericórdia e perdão, agora mas principalmente na hora da nossa morte para gozarmos, eternamente, com São Gabriel, a glória que nos merecestes. Amém.