sexta-feira, 6 de outubro de 2017


Santidade Passionista
Beato Isidoro de São José, CP

Aprendamos com o Beato Isidoro de Loor, o Beato da Vontade de Deus!
Belíssima carta escrita para a sua família...
Extraída da Liturgia das horas, própria da Congregação Passionista.


Das Cartas do Beato Isidoro de São José, religioso
(de «Lèttres du Frère Isidore», ed. Les Pères Passionistes, Wezembeek--Oppem, 1954, pp. 52-56).


É necessário rezar e trabalhar
   
    Já se passou um ano desde quando fiz a minha Profissão e sinto-me cada vez mais contente na vida silenciosa do convento. É-me impossível descrever o tesouro que o Senhor me deu ao chamar-me a este estado de vida. Aqui, efectivamente, vive-se longe desse mundo turbulento que a tanta gente arrasta consigo para o mal e para a perdição; vive-se liberto das excessivas inquietações da luta pela vida, pela qual diariamente as pessoas se preocupam. Submetendo-me plenamente à obediência, quer quando rezo como quando trabalho ou durmo, acumulo méritos diante de Deus, que nunca abandona os seus que O desejam amar plenamente. Além disso, nós, os religiosos, usufruímos também da alegria de nos mantermos cada vez mais unidos, com Jesus, na e pela sagrada comunhão, que nos dá força para suportarmos alegremente o peso da vida, submetendo-nos em tudo à vontade de Deus; este é um tesouro pouco conhecido no mundo e ainda menos estimado. O que no mundo se procura com maior afã é o prazer, o que, porém, raramente se encontra; e, quando se encontra, como é fugaz a sua duração; e quando se está próximo da morte, como tão pouco se pensa nisso! E, no entanto, com a morte, tudo termina. Quanto a mim, que, como religioso, nada possuo e a nada me posso apegar - pais, família, dinheiro, diversões mundanas - estou sempre pronto a passar à eternidade e a receber de Deus a recompensa prometida àqueles que deixaram tudo para O seguir.
   Caríssimos pais, irmão e irmã: mesmo que não tenhais sido chamados ao meu estado de vida, podeis, porém, santificar-vos também e servir a Deus com fidelidade, cumprindo escrupulosamente o que o Senhor deseja de vós. Não vos deixeis contaminar pelas vaidades deste mundo, já que tudo passa rapidamente. Fortalecei-vos frequentemente com a recepção dos santos sacramentos. Professai particular devoção à santíssima Paixão de Jesus. Praticai com fervor o exercício da Via-Sacra semanal, que eu faço todas as noites. Procurai fazer bem a oração, tanto a da manhã como a da noite, oferecer a Deus os trabalhos do dia, e estai certos de que nas vossas vidas desfrutareis de maior felicidade que muitos outros que se apegam aos bens do mundo.
   Meu pai e minha mãe: não posso deixar de vos agradecer, uma vez mais, por tudo o que fizestes por mim, especialmente por terdes contrariado as minhas más inclinações, porque, se assim não fosse, talvez elas teriam originado a minha perdição.
   Ao fazer tudo para glória de Deus, sei que colaboro na conversão dos pecadores e na propagação da devoção à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das dores de Maria, já que, enquanto os nossos padres saem para a pregação, é necessário que também nós rezemos e trabalhemos para a subsistência e manutenção da comunidade. Lembrai-vos de mim nas vossas orações de cada dia diante de Jesus e de Maria, para que me concedam a graça de perseverar no meu estado e de praticar a virtude, sendo, numa palavra, bom religioso; posto que fiz o sacrifício de vos deixar, é necessário que agora me entregue por inteiro a Deus. Da minha parte prometo-vos que rezarei, pedindo ao dador de todo o bem para que vos abençoe e vos guarde.




Oração
   Senhor nosso Deus, que na humildade e no espírito de trabalho do Beato Isidoro nos deixastes um exemplo de vida escondida junto à cruz, concedei-nos que o nosso trabalho de cada dia seja um hino de louvor a Vós e serviço de amor aos irmãos. Amém!

Beato Isidoro de Loor, rogai por nós!