sexta-feira, 30 de junho de 2017


Importancia da devoção ao Preciosissimo Sangue
São Vicente Maria Strambi, CP

Deus amantíssimo, que na sua justiça fez resplandecer também a sua infinita misericórdia, nestes últimos tempos suscitou no coração dos fiéis uma afectuosa e terna devoção ao Sangue preciosíssimo do seu Filho unigénito, para que as almas, aspergidas por este sangue e oferecendo-o com viva fé e ardente caridade à divina Majestade, alcancem perdão e misericórdia.
   A importância e o valor desta devoção depreende-se tanto dos oráculos dos profetas, como das figuras que precederam a aspersão deste Sangue precioso; tanto do incomparável valor do preço da nossa redenção e regeneração das nossas almas, como também dos afectos por ele produzidos no coração dos fiéis, e ainda dos copiosos frutos que dela se recolhem.
   O profeta Isaías predisse-o quando descreveu o nosso amantíssimo Jesus esmagado e jorrando sangue vivo das suas chagas: Ele foi trespassado, Ele foi esmagado; e quando nos exortou a haurirmos com alegria de coração as águas da misericórdia e da graça nas inesgotáveis fontes do Salvador, com as palavras: Tirareis água com alegria nas fontes da salvação.
   Quem será capaz de compreender com a sua mente, quem poderá exprimir com palavras o incomparável valor deste tesouro? Bastará dizer que é o Sangue do Verbo de Deus feito homem; que é a chave dos tesouros celestes, como o disse o doutor angélico, São Tomás de Aquino; que é o ímã suavíssimo que atrai os corações, como lhe chamou a seráfica Santa Maria Madalena; que é o preço da nossa redenção, água que purifica as nossas almas, penhor de vida eterna.
   Quais serão, então, os efeitos salutares que produz em nós esta devoção? Certamente, todos aqueles pelos quais Jesus se dignou derramar o próprio Sangue podem dela obter bens imensos, preciosos, imperecíveis. É neste Sangue que o pecador encontra confiança para se converter, e o justo força para perseverar no bem; é em virtude deste Sangue divino que se obtém o perdão dos pecados, a vitória nas tentações, a força para vencer o demónio e os auxílios eficazes da graça para se perseverar constantes no amor de Deus até à morte. É este Sangue que inflama o zelo dos apóstolos pela glória de Deus, que sustenta a coragem dos mártires, que conforta os confessores na penitência, que guarda o lírio da pureza das virgens. Pode dizer-se, enfim, que todo o bem alcançado pelas almas provém deste Sangue preciosíssimo.


Oração

Deus, Pai clementissimo, que pelo Sangue Precioso do vosso Filho unigenito remistes todos os homens, conservari em nós a obra da vossa misericordia para que, celebrando estes santos misterios possamos alcançar sempre os frutos da nossa redenção. Assim seja.