segunda-feira, 13 de março de 2017


Você sabe o porquê
da Imagem de São José 
estar na entrada do Mosteiro Santa Gema?

A atenção das pessoas que chegam ao Mosteiro Santa Gema, dirige-se espontaneamente para a grande e linda imagem de São José. Por esse sinal percebem que a Comunidade tem uma especial devoção a São José e sentem naturalmente o desejo de saber o porquê da homenagem. São muitos os motivos. Por quase infinitos títulos nós o amamos e honramos e a ele recorremos. São José, é o pai adotivo de Jesus, fazendo as vezes de Deus na terra junto a Ele. Ele é o Patrono Universal da Igreja, Por isso ele é também é o pai, guarda e protetor de todos nós, irmãos e irmãs de Jesus. É também o Copatrono da Congregação Passionista... Além desses motivos, temos uma experiência muito forte que gostaríamos de relatar.


Desde 1982, ano em que foi inaugurado este mosteiro, a Comunidade recebia água potável de uma pessoa caridosa. Tínhamos um pequeno poço comum, de água não potável, que utilizávamos para a limpeza e outros afazeres. Mas no decorrer de 1986 a Comunidade começou a depender da água das chuvas, pois que ao citado benfeitor veio a faltar de modo absoluto, condições para manter o fornecimento e as monjas não tinham outro meio, a não ser, recorrer ao Criador.

A então Superiora do Mosteiro, Madre Maria Catarina de São Miguel Arcanjo, que com extraordinária e terna devoção costumava invocar com filial confiança a São José em todas as necessidades, propôs à Comunidade fazer uma Procissão de Rogações, durante nove dias, levando à frente uma pequena imagem do Santo. E a solução veio sem tardar! Pois “quem é o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família para dar-lhes o sustento a seu tempo?” (Mt 24, 45)

Surgiu a inspiração de uma Campanha para conseguir-se um poço artesiano, colocada logo em prática com o apoio de pessoas amigas. Em breve tempo foi possível a realização do trabalho, pois o povo de Deus respondeu com generosidade.

Foi encontrada límpida e deliciosa água potável, com ótima e constante vasão a 71 metros de perfuração, dos quais 40 de rocha, no local exato em que Madre Catarina havia colocado, sob inspiração divina, uma medalhinha de São José, durante a Procissão.

Esta foi a “gota d’água” em forma de “poço d’água” que fez transbordar nossa gratidão de tal forma que não mais nos foi preciso manifestá-la somente em âmbito comunitário, onde sua festa sempre foi celebrada com grande solenidade.

Decidimos erigir uma imagem de São José, de 1,80 metros à Entrada do Mosteiro, como memorial do nosso amor e gratidão. Considerando que o coração de todo cristão católico transborda de semelhantes sentimentos por aquele que fez, ao lado da Santíssima Virgem, nossa Mãe, as vezes do Eterno Pai junto a Jesus, nosso Irmão Maior e realiza hoje essa mesma missão junto a cada um de nós, convidamos, através de um Campanha Espiritual “Ide a José”, a todos os amigos do mosteiro e fiéis em geral, para junto prestarmos esse ato de veneração.
Providencialmente, a primeira pessoa a inteirar-se do nosso projeto foi o Sr. Bento Pinto de Barros Filho, que há anos, juntamente, com sua querida mãe, aguardava tal oportunidade. Por uma exigência do coração quis doar a imagem e tudo o que se fizesse necessário.

 
No dia 4 de maio de 1991, Sábado mais próximo à festa de São José Operário (01/05) concretizou-se nosso sonho, numa Solene Celebração Eucarística, seguida pela bênção da imagem, por Dom Francisco Manuel Vieira, nosso Bispo diocesano. Neste ano se completa vinte anos da entronização da imagem de São José na entrada do nosso Mosteiro. Obrigado São José!