sexta-feira, 24 de março de 2017


Somos chamados a estar aos pés da Cruz no hoje da nossa história! Estar no coração do mundo! E, a meditação da Paixão de Jesus nos ajuda a entender melhor quem somos nós...

Para fazermos a nossa MEMORIA PASSIONIS no dia de hoje, tomemos como ponto de referência o Evangelho da Paixão narrado por São João e confrontemos com alguns pontos de uma homilia do Papa Francisco feita em 2014 por ocasião do Domingo de Ramos:

"Quem sou eu, diante de Jesus que sofre? Escutamos tantos nomes, tantos nomes:
# O grupo de líderes, alguns sacerdotes, alguns fariseus, alguns mestres da lei, que tinham decidido matá-Lo?
# Ou sou como os discípulos, que não entendiam o que era trair Jesus? Como aquele outro discípulo que queria resolver tudo com a espada: sou como eles?”.
# Sou como Judas, que finge amar e beija o Mestre para entregá-Lo, pra traí-lo? Eu sou traidor? 
# Sou como aqueles líderes que com pressa fazem o tribunal e procuram falsas testemunhas: sou como eles?
# Eu sou como Pilatos? Quando vejo que a situação está difícil, lavo as minhas mãos e não sei assumir a minha responsabilidade e deixo condenar – ou condeno eu – as pessoas? 
# Sou como aquela multidão que não sabia bem se estava em uma reunião religiosa, em um julgamento ou em um circo, e escolhe Barrabás?”.
# Eu sou como aqueles que passavam diante da Cruz e zombavam de Jesus?
# Sou como aquelas mulheres corajosas, e como a Mãe de Jesus, que estavam ali, sofrendo em silêncio? 
# Sou como José, o discípulo escondido, que leva o corpo de Jesus com amor, para levá-lo à sepultura? 
# Sou como as duas Marias, que permanecem diante do Sepulcro chorando, rezando?”.

Mas afinal, quem sou eu diante da Cruz de Jesus ou quem eu quero ser?
Como dizia nosso Santo Pai São Paulo da Cruz, "na Paixão de Jesus está tudo" e é através da meditação, do confronto com a nossa própria vida que vamos pouco a pouco nos identificando com Aquele que é o nosso Protótipo: Jesus Cristo!
Uma santa meditação!!!