sexta-feira, 31 de março de 2017



Nesta sexta feira, tomemos como ponto de referencia para a  nossa Memoria Passionis a Via sacra e meditemos este caminho de amor percorrido por Jesus com o auxílio de uma Monja Passionista, espanhola, que tão bem soube viver o nosso carisma: Madre Soledad!



VIA SACRA PARA AS ALMAS UNIDAS


ORAÇÃO INICIAL
Ato de Abandono”
Meu Deus e Pai, dou-me a vós sem reserva, para que faça de mim e das minhas coisas o que seja para vossa maior glória. Quero que a minha oferta seja total, perpétua, invariável. Aceito, a partir de agora, não somente com submissão, mas com livre eleição de vontade, as adoráveis disposições da vossa providência sobre minha pobre pessoa, convencida de que este é o meio mais seguro para vos ser agradável e conseguir o grau de santidade a qual me chamaste. Não temo os rigores da vossa justiça porque sois meu Pai e meu Redentor, e não podeis deixar de amar em mim a alma arrependida que não terá outra momento para vos ver um dia nos esplendores de vossa glória no céu e vos amar por toda a eternidade.
Minha Mãe, fazei que eu seja fiel a Jesus   [ e percorra com Ele a Via Sacra]. Amem.

I Estação: JESUS É CONDENADO A MORTE
Senhor, por vosso amor, quero me condenar a morte, me destinar ao sacrifício, celebrar a cada dia a minha Missa com a oblação de todo meu ser e o louvor do meu coração. Fazei que não nutra afetos sensíveis que me impeçam de fazer-me hóstia e vinho para o altar.

II Estação: JESUS CARREGA A CRUZ
Vós tomastes a cruz, e eu quero imprimi-la no meu espírito, no meu corpo, no meu coração: que não entretenha, nem passe nos prazeres que me tornam incapaz de contentar-me somente de vós; que eu participe de vossas dores... que aspire completar a vossa paixão.

III Estação: JESUS CAI PELA 1ª VEZ
O sacerdote beija o altar... e Jesus beijou o solo, altar de sua oferta! Fazei, meu Deus, que saiba beijar o pó daquilo que me humilha, daquilo que me abaixa, daquilo que me diminui. Que não busque proeminência, e nem distinções; que coloque sempre os meus lábios nos vosso caminho de sangue; coloque também os meus pés sobre a trilha de vossos desprezos.

IV Estação: JESUS ENCONTRA A MÃE
As ofertas devem passar por sua intercessão. Tomai, Senhor, a minha vida das mãos de Maria Imaculada! Que o seu candor me espiritualize; que a sua integridade me sustente.

V Estação: JESUS É AJUDADO PELO CIRINEU A CARREGAR A CRUZ
Senhor, vos pedimos, aceitai-nos como aceitaste o auxílio de Simão Cirineu sobre o Calvário! Que permitas ao nosso amor compartir a vossa dor!
Como a gota de água que se perde no vinho, fazei que se misture nossa oblação em um só oferta ao Pai.

VI Estação: VERÔNICA ENXUGA A FACE DE JESUS
Um momento de decisão transcende toda a vida... é a hora do suscipe corajoso.... Alma de generosidade – linho branco do altar – desapegada de tudo, sem os vínculos da terra... Com capacidade de ser possuía por Cristo... num contato que permita reproduzir nela a sua Face... As aparências acidentais... mas dentro é Jesus!

VII Estação: JESUS CAI PELA 2ª VEZ
Uma outra vez na terra... para que eu não deixe de elevar minhas ofertas. Fazei que nenhum apetite me distraia; que consinta em esvaziar-me de todo afeto a mim mesma; que não me assemelhe a nenhuma criatura por nenhuma inclinação.
Que não ande buscando migalhas de pão das criaturas; que busque somente as abundâncias da divindade.

VIII Estação: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM
Tenhamos na vida horas de lembrança das almas... por aqueles que padecem, por aqueles que sofrem rebelando-se e sem mérito...
Pelos órfãos de fé, esperança e de amor... soframos com coração católico, que todo o mundo participe do palpitar de nossa oblação.

IX Estação: JESUS CAI PELA 3ª  VEZ
Por terra, Senhor, na queda dos desprezos e privações! Tomai-me toda para vós, com vós e em vós, em uma doação de vítima pelo triunfo da vossa igreja, pela salvação, pela santidade dos vossos sacerdotes... em consagração total pelos totalmente consagrados. Que seja tolhido: minha vida, minha saúde, minha reputação, meus ideais! Não recuso as fadigas do caminho se vosso toque de amor me levanta e a vossa vontade divina me sustenta!

X Estação: JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES
Jesus é desnudado sem lamentar-se... Como a alma deve se abandonar em silêncio por Deus. Silenciosamente, em modesta obscuridade, a sua ação nos tira as vestes da razão, os vestidos dos conceitos, o manto agradável do afeto e da vontade. Nudeza no alto do Calvário! Despojamento e vazio no mais íntimo da alma que deve desposar Cristo sobre a Cruz.

XI Estação: JESUS É CRUCIFICADO
Jesus colocado sobre a cruz, como uma oferta colocada com amor sobre o altar... Coberto com o sumo do seu sangue, como um cálice ungido de crisma... Senhor, fazei-me hóstia e vinho!... Fazei-me também altar!
Invadi-me com uma consagração que me transforme em vós... unida, fundida, identificada... 

XII Estação: JESUS MORRE NA CRUZ
Jesus morre sobre a Cruz. Sem explicações, sem justificações. Como blasfemo e como sacrílego. Como impostor. Copiá-lo é morrer assim, sem ambiente, sem compreensão, sem pressentimento do nosso Calvário, nem da nossa cruz.
Sem reflexo de glória, nem caminho de perfeição.
Senhor! Dai-me a graça de reproduzi-la na medida de vossos planos!... De saber expirar, sobre o leito, perdoando, redimindo, consumando um ideal! Que abandone assim a minha vida sem que ninguém recolha o seu gotejar... que assim se realize esta união convosco, que a minha alma tanto deseja.

XIII Estação: JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE A SUA MÃE
Como um cacho de uvas exprimido... mas as suas chagas ficaram abertas, uma entrada de amor, como gotejando..., como a abertura na rocha para almas em solidão.
Senhor, que das vossas cinco chagas saiam raios que me atraiam com ferida de fogo tão forte, que para sempre me nutra de vosso amor!

XIV Estação: JESUS É SEPULTADO
Senhor, inacessível e oculto, que vos colocastes vosso refúgio nas trevas! Que eu seja para vós como o pedacinho no cálice do sacrifício!...Que tire de mim totalmente aquilo que repugna a vossa vontade divina, que conheça a divisão e a destruição, para que, sepultada em vós, conheça a ressurreição triunfante; que me perca, me submirja e me abisme na vossa inefável Trindade.

ORAÇÃO FINAL
Ó Jesus, adorando o vosso último suspiro, vos peço que recebas o meu, e na incerteza de ter a razão livre quando sair deste mundo, vos ofereço, desde agora, a minha agonia com todas as suas dores. Sendo vós meu Pai e meu Salvador, deposito em vossas mãos a minha alma, desejando que o meu último instante se una àquele de vossa morte e que a última batida do meu coração seja um ato de puro amor a Vós.

Reza-se um Pai Nosso, Creio e uma oração nas Intenções do Santo Padre, o Papa.

"Que a Paixão de Jesus Cristo esteja gravada em nossos corações, 
como selo de amor!"São Paulo da Cruz