Dentre aqueles que foram chamados ao seguimento de Cristo e Cristo Crucificado, na escola de São Paulo da Cruz encontramos o exemplo, o testemunho deixado de uma vivência radical e luminosa de muitos jovens... Hoje, de uma forma especial, no calendário litúrgico passionista celebramos o Beato Pio Campideli. Jovem e Santo.... Por que não?!
Das Cartas de São Paulo da Cruz, presbítero(Lettere di S. Paolo della Croce), Vol. I, CCCXLIX, p. 616-617, Roma 1924)
II Leitura da Liturgia das Horas próprio da Congregação da Paixão - memória do Beato Pio Campidelli
Não se deve subestimar o desejo de ser santo, porque haec est voluntas Dei, sanctificatio vestra, contanto que este desejo seja acompanhado das virtudes, que são as pedras fundamentais do edifício da santidade. Agir como um santo e considerar-se mau, imperfeito, pecador e longe de toda a virtude é sinal de que a verdadeira humildade começa a apoderar-se do coração.
Aquele que deseja ser santo quer seguir fielmente os divinos passos de Jesus Cristo, quer-se converter no opróbrio dos homens e na abjecção da plebe, porque se reconhece réu de lesa-majestade divina por ter pecado. Aquele que deseja ser santo quer passar despercebido aos olhos do mundo, assume o doce como amargo e o amargo como doce, sendo o seu alimento cumprir plenamente a santíssima vontade de Deus. E, como esta se cumpre melhor no sofrimento do que no gozo, uma vez que o gozo se mistura sempre com a própria vontade, por isso mesmo o verdadeiro servo de Deus se compraz mais no puro sofrer e o aceita com magnanimidade, como expressão da santíssima vontade do Senhor… Estas são as características de quem deseja ser santo.
Continua com as tuas práticas habituais, sem nunca perderes de vista os deveres próprios do teu estado. Habita no templo interior do teu espírito; repousa no seio do Pai celestial; pois, uma vez que Jesus Cristo – verdadeiro Filho de Deus, «qui est in sinu Patris» – conduz as suas queridas e fiéis ovelhas aonde Ele Se encontra, tu, desconfiando de ti mesmo e abismado no teu nada, se abraçares com fé e amor este amado Jesus, Ele te fará estar onde Ele está.
Feliz a alma que, inteiramente revestida de Jesus Cristo e compenetrada das suas dores, permanece totalmente imersa e abismada no mar imenso da divina Caridade, e aí, abstraída de toda a criatura, repousa no seio do amado Bem! Este trabalho divino realiza-o o Senhor nas almas humildes que perseveram em solidão interior, inclusive no meio dos afazeres do mundo.
Este é um trabalho que, quanto menos é captado pelos sentidos, melhor se leva a cabo, pois que os sentidos nunca poderão chegar tão longe; aquele que for mais humilde e mais se despoje do próprio entender, do próprio gozar e do próprio sentir, melhor acertará. Beati qui non viderunt et crediderunt.
Digo-te estas coisas, resumidamente, aconselhando-te que perseveres recolhido em Deus, que abras muitas vezes o teu coração, avivando docemente a fé e o santo amor, humilhando--te sempre perante a majestade de Deus, sem o menor esforço de cabeça ou coisa parecida, entregue como uma criança nos braços do Senhor: tudo se resume nisto.
ORAÇÃO
Senhor, nosso Deus, que de entre os pequeninos a quem revelais os mistérios do reino dos Céus, escolhestes o vosso humilde servo Pio de São Luís, fazei que, por sua intercessão, caminhemos com simplicidade de coração e experimentemos a chama viva do vosso amor, conduzindo os nossos irmãos à prática das obras da caridade fraterna. Por Nosso Senhor.
VALE A PENA ASSISTIR: https://m.youtube.com/watch?v=inn3JF8v5Wo
BEATO PIO CAMPIDELLI, ROGAI POR NÓS!