segunda-feira, 12 de outubro de 2015


NOVENA A SÃO PAULO DA CRUZ

Texto usado na Comunidade São Paulo da Cruz, em Janaúba - MG, no ano de 2013, pelos Padres Leone Russo e Giovanni Cipriani, com algumas adaptações


3° dia: A MEDITAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR

Ritos iniciais: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: São Paulo da Cruz mostra-nos o caminho que nos leva ao encontro com o Crucificado. Ilumina-nos para que façamos do Crucificado o lugar da revelação de Deus e do homem. Concede-nos ver os sofredores de hoje a partir do
Crucificado.

CANTO: Salve ó grande apóstolo, que ao mundo todo ensinas, / Amar o Deus do Gólgota, nas chamas mais divinas. / No terno fogo vívido. Que o peito te inflamou.  (2x) / De nosso peito eleve-se, de amor e de alegria. / Um temo e vivo canto, ao nosso Pai e guia (bis).

ORAÇÃO
D: Ó Jesus Crucificado, Vós que escolhestes São Paulo da Cruz para que fosse o apóstolo da Vossa Paixão, e suscitastes em Vossa Igreja a Memória do amor, através da Paixão pela vida, nós vos pedimos:
T: Iluminai as nossas mentes para que descubramos a força e a sabedoria da Vossa Cruz. Acende em nossos corações a chama do amor do Pai revelada a partir da Cruz e faça de nós testemunhas vivas da Vossa Paixão, Morte e Ressurreição.

Texto bíblico: Jo 14, 26; 16,13
«O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito... Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir».Palavra da Salvação.


MEDITAÇÃO
D: É interessante na vida de São Paulo da Cruz o caminho escolhido por ele para fazer memória e grata recordação da Paixão de Jesus. Paulo tem consciência de que a Eucaristia é o sacramento da memória. No entanto, ele tem obsessão pelo exercício da «meditação» como o caminho mais fácil do cristão para interiorizar, personalizar e viver a Memória do Crucificado.
L1: Meditar é entrar em comunhão de sentimentos com a interioridade mesma de Jesus. A grande pergunta de São Paulo da Cruz na meditação não é tanto o «quanto sofre» senão «que sentia Jesus?» Os sofrimentos externos durante a Paixão impressionavam profundamente a Paulo. Mas tais sofrimentos não eram senão vozes e gritos que o convidavam a adentrar-se ainda mais. A verdade da dor e sofrimento da Cruz está no coração mesmo de Jesus e em sua fidelidade à obra redentora do Pai.
L2: A experiência da meditação sobre a Paixão é o caminho que depois faria mais fácil viver a experiência eucarística como o «memorial» da Paixão e Morte de Jesus. Quem tem interiorizado os sentimentos de Jesus em sua Paixão, quem sintonizou seu espírito com o espírito e as atitudes de Jesus ao longo de sua Paixão, facilmente poderá sintonizar com os sinais sacramentais
do «pão e do vinho», «corpo entregado» e «sangue derramado» no sacramento eucarístico.
L3: Paulo estava seguro que, meditar era algo fácil e acessível a todos, inclusive ao povo simples de seu tempo. Constantemente recomendará a meditação da Paixão, não só aos sacerdotes, religiosos, gente com formação, senão também às crianças e às pessoas do campo. Ele percebia na meditação da Paixão o caminho mais fácil para sair do pecado e empreender o caminho da perfeição e da santidade cristã.
L4: Para São Paulo da Cruz, a meditação não era o exercício mental de um discurso de idéias. Para Paulo, meditar era por o nosso coração em sintonia com o coração de Jesus na Paixão, era deixar-se impressionar pelos sentimentos do Crucificado. Meditar era fazer silêncio interior para escutar Deus.

CANTO: Bendita e louvada...
1. Bendita e louvada seja / a Paixão do Redentor,
que por nós sofreu martírios, / morreu por nosso amor! (2x)
2. Ao povo aqui reunido / dai graças, perdão e luz;
salvai-nos, o' Deus clemente, / em nome da Santa Cruz! (2x)

PRECES
D: Senhor Jesus, Vós que nos prometestes o Espírito Santo, como o animador de nossas vidas, confiantes Vos pedimos:
1. Peçamos pela Igreja, para que cada dia se deixe guiar pela ação do Espírito Santo, e assim faça a Memória viva do mistério da salvação, rezemos ao Senhor.
Pela Vossa dolorosa Paixão, atendei-nos ó Senhor.
2. Por todos os cristãos para que encontrem tempo para Deus, especialmente para meditar a expressão maior divina de amor, que é Cristo Crucificado, rezemos ao Senhor.
3. Pelos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, para que no meio de seus afazeres encontrem tempo para a oração profunda na meditação da Paixão e Morte de Jesus, rezemos ao Senhor.
4. Pelos que se sentem impotentes na superação dos seus vícios, para que encontrem na meditação da Paixão, o caminho que os faça fortes na luta diária, rezemos ao Senhor.
5. Por todos nós, chamados à perfeição cristã, para que descubramos que alguns minutos de meditação diária sobre o amor de Deus revelado na Cruz de Jesus, é o caminho mais curto da santidade, rezemos ao Senhor.
T: Senhor Jesus envia-nos Vosso Espírito Santo, o Espírito da verdade, o Espírito da Memória, para que Ele avive em nós essa grata lembrança de Vossa Paixão e Morte. Que o Vosso Espírito Santo nos conceda o dom do"sagrado silêncio interior", o dom da oração e o dom da contemplação dos vossos mistérios pascais, a exemplo do nosso pai São Paulo da Cruz. Vós que viveis e reinais para sempre. Amém.

ORAÇÃO PARA OBTER GRAÇAS
Ó Deus, nosso Pai, que escolhestes Paulo da Cruz para meditar e pregar a Paixão do vosso Filho Jesus, como a "maior e mais estupenda obra do vosso amor para conosco", concede-nos, pela força do Espírito Santo, tê-la "sempre gravada no nosso coração", para que possamos vivê-la e anunciá-la como o "remédio mais eficaz contra todos os males do nosso tempo".
Por sua intercessão concede-nos a graça... (Pedir a graça que mais estamos necessitando). Isso vos pedimos pela intercessão de Maria, nossa mãe e mulher fiel aos pés da Cruz, e pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.

D: Atitude para hoje: Fazer um exame de consciência com relação de como estou dedicando e fazendo a contemplação e meditação da Paixão de Jesus.
T: São Paulo da Cruz conceda-nos o dom de saber meditar a cada dia os mistérios da Paixão e Morte de Jesus. Fazei com que o povo cristão valorize cada vez mais o exercício da meditação da Paixão como o melhor caminho para a santidade cristã. Conceda-nos que sejamos fiéis e constantes na meditação da Paixão, dedicando-lhe diariamente uns minutos.

CANTO: Firme de pé, junto da Cruz, estava Maria, Mãe de Jesus, estava Maria e Paulo da Cruz.



SÃO PAULO DA CRUZ, ROGAI POR NÓS!!!