Outubro = Relacionamento?!
Temos neste mês diversos e importantes comemorações que celebramos e, de um artigo da Revista Mundo e Missão deste mês, veio a inspiração para tratarmos destes acontecimentos.
A palavra chave que liga todos essas festividades chama-se RELACIONAMENTO. Sim, RELACIONAMENTO está relacionado a mês das Missões, do Rosário, da Padroeira do Brasil, de São Paulo da Cruz, nosso Santo Pai e Fundador, nosso Santo Anjo da Guarda (já tratado anteriormente), etc.
* MÊS MISSIONÁRIO
Na clausura devemos ser e sentirmo-nos verdadeiras missionárias, pois cada vez mais que nós estreitamos o nosso RELACIONAMENTO com Deus, nos unimos aos irmãos, nas suas diferentes realidades e lugares, intercedendo ao Senhor para a Boa Nova chegue em todos os corações e dê frutos de Vida em abundância!
“As Religiosas da Paixão comunicando o mesmo carisma dos seus irmãos passionistas, enquanto atuam de modo preeminente o aspecto contemplativo do seu comum carisma, sentem-se participantes da mesma missão da Igreja e sustêm o apostolado dos seus irmãos, a fim de que possam promover em todos os corações, a verdadeira devoção à Paixão de Jesus, nossa verdadeira vida”. Regras e Constituições 8
*MÊS DO ROSÁRIO
RELACIONAMENTO com a Mãe, com Jesus, pois somos chamadas através da contemplação dos mistérios da sua vida, Paixão e morte, a viver um momento de maior intimidade com Aquele que não poupou a sua vida por mim, ao contrário, AMOU-NOS até o fim...
Neste mês, é tradição em nosso Mosteiro, rezar aos domingos um terço em procissão, tendo a frente o estandarte de Nossa Senhora do Rosário; além da oração do santo terço que ocorre todos os dias a noite, diante do Santíssimo exposto para adoração nas intenções de todos os Sacerdotes, temos a graça deste mês desta prática.
Como é bonito ver toda a Comunidade reunida em procissão nos corredores do Mosteiro, saudando a Mãe, meditando na vida de Jesus... Como não recordar o caminhar do êxodo que o povo de Israel fez no Primeiro Testamento e que nós somos constantemente chamados a fazer em nossas vidas? Assim diz um documento da Igreja com relação à vida contemplativa:
“a contemplativa é chamada a fazer a experiência não só de estar no deserto que a leva à união transformante, como também experimentar em sua vida um novo êxodo... buscando a pureza de coração capaz de fazê-la fixar somente no ÚNICO NECESSÁRIO”. Além de tudo, unimos os nossos passos aos de todos os nossos irmãos, dos missionários, de todos aqueles que estão com os passos vacilantes e que estão necessitando do auxilio e da graça de Deus!
* MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA – Padroeira do Brasil
RELACIONAMENTO de uma Mãe que apareceu nas águas e manifestou a sua predileção pelo povo brasileiro, pelo povo simples, pelos pescadores, pelos escravos... Mãe que no seu Santuário Nacional recebe inúmeros devotos que vão para agradecer a sua intercessão. Mãe que percebe as necessidades de seus filhos e novamente diz: “Filho, eles não tem mais vinho.... Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Neste dia celebramos as Crianças: aprendamos com elas!!! Que o Senhor, nosso Deus, as preserve de todo o mal!
Festejamos no 1º sábado do mês de outubro as crianças das famílias assistidas aqui no Dispensário dos Prediletos de Santa Gema.
*MÊS DE SÃO PAULO DA CRUZ – nosso Santo Pai e Fundador
Do seu profundo RELACIONAMENTO com Deus, São Paulo da Cruz deixou-se modelar e abriu-se a sua inspiração, tornando-se um instrumento em suas mãos, reunindo companheiros para a vivência e o anúncio da PAIXÃO DE JESUS CRISTO. Do RELACIONAMENTO com Deus e com os homens foi capaz de perceber as necessidades de sua época e responder com sua vida e obras. E nós, suas filhas, somos a sua extensão nos tempos atuais e como tais somos chamadas a anunciar ao mundo que o verdadeiro remédio para todos os males está na meditação da Paixão de Jesus, de onde se extrai todas as virtudes deste mar de dor e amor, como nos dizia nosso Santo Pai, que além de tudo foi um grande missionário e amante de Nossa Senhora!
Que o Senhor, nosso Deus, nos conceda, neste período em que estamos vivendo a Novena de preparação para a solenidade do nosso Fundador – dia 19 de outubro – a dupla porção do seu espírito!
Rezemos pela nossa postulante Valéria que receberá o Santo Hábito no dia de São Paulo da Cruz!