Ao raiar do dia 03 de janeiro de 1694, há 319 anos, nascia em Ovada - Itália, nosso Santo Pai e Fundador, São Paulo da Cruz. Atestam algumas testemunhas que uma luz prodigiosa inundou o quarto em que São Paulo da Cruz nasceu, luz muito mais esplendorosa das que tinham naquele ambiente. Diante deste fato disse sua Mãe: "Se viverdes, ouvireis grandes coisas deste Menino!".
(cf Storia Critica, I, p. 99-100)
03 de Janeiro, memorável dia em que se comemora o Santíssimo NOME de Jesus.
Jesus
NOME este que desde de tenra idade São Paulo da Cruz aprendeu a balbuciar com sua Mãe que era devotíssima deste.
Jesus
Santo NOME que mais tarde, Paulo imprimiu com letras de fogo no seu peito e o levou por toda a sua vida gravado no escudo da Paixão. (cf. SC, II, 953)
Jesus
Doce NOME que São Paulo da Cruz ao ouvir pronunciá-lo inclinava logo a cabeça e recolhia em si mesmo, tamanha era a sua reverência e devoção. (cf SC II, 1158)
Jesus
Terno NOME que nosso Fundador não perdia ocasião de difundí-lo, escrevendo no início de suas cartas, dentro das mesmas como por exemplo: "Peço... Jesus que imprima este seu Santíssimo e dulcíssimo NOME no seu coração", ou ainda "O dulcíssimo e sacratíssimo NOME de JESUS esteja em nossos corações"...
Jesus
Sagrado NOME que nosso Pai sugere a sua dirigida Inês Grazi, jaculatórias entre outras: "Tremo, ó meu Sumo Bem, por reverência de vosso Santíssimo NOME", também: "Oh, NOME Santíssimo! Oh, NOME dulcíssimo! Oh, NOME suavíssimo do meu JESUS! Oh, NOME santíssimo que faz tremer o céu, a terra e o inferno"! (cf SC II, 1171)
Jesus
Como filhas de tão caro PAI, nossa também deve ser a postura, a reverência, a devoção quanto ao Santíssimo NOME de Jesus. Em nosso peito, sob o Santo Hábito, temos a graça de trazer esculpido este santíssimo NOME porém, muito mais do que isto, devemos trazê-lo gravado em nosso coração, em nossa vida, pois não há no céu e na terra NOME mais poderoso do que este! Assim canta um antigo hino:
Das almas alegria
Dos corações é luz,
Mais doce do que o mel
O NOME de JESUS
A língua não exprime
A letra não traduz;
Só quem conhece sabe
O teu amor, Jesus
Jesus