terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Pro orantibus"

A Vida Contemplativa: uma vocação, um chamado

 

No dia 21 de Novembro, a Igreja celebra a memória da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, recordando, desta forma, a consagração que Maria fez de si mesma a Deus, desde sua infância, movida pela ação do Espírito Santo. 
Nesta mesma data, a Santa Igreja instituiu o dia "Pro orantibus", ou seja, o dia dedicado a oração por todos aqueles que vivem a vida contemplativa e monástica. Sim, os que, por especial vocação, foram chamados a viver "no silêncio, na oração, procurando estar continuamente unidos a Cristo que contempla, adora o Pai e roga pela salvação dos homens" (cf RC 2) também necessitam de oração, de um "suporte" para que possam viver com mais intensidade este chamado e cumprirem a sua missão dentro da Igreja, anunciando a toda humanidade o Primado de Deus e a transcendência da pessoa humana.
Poucos são o que conhecem e reconhecem o valor da vida contemplativa na Igreja. A uns, ela exerce um certo fascínio, a outros espanto...  Os contemplativos são, na verdade, eternos enamorados de Deus que, com o seu estilo original de vida, manifestam já aqui neste mundo a presença dos bens celestes, baseado nos valores do Reino, que transcende a lógica humana. Vivem, no agora da nossa história, o que ainda será em plenitude: a posse de Deus. (cf LG 44; VSp 7 e 1).

http://www.cloisteredlife.com
Esta data é enfim um tempo de graça, de aprofundamento sobretudo neste Ano em que somos convidados a refletir, a viver mais a nossa Fé, no contexto histórico dos 50 anos do Concílio Vaticano II - grande marco da vida da Santa Igreja, dos 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, da proposta da Nova Evangelização e da preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. “É o momento de semear esperança e cultivar o terreno” para que possam surgir muitas outras vocações. Por isso,  aqui estamos, para pedir que todos se unam a nós neste dia:
v    fazendo que esta data em que se celebra o “Pro Orantibus” seja conhecida por todo o povo de Deus em suas paróquias, missões e ambientes de convívio;
v    rezando para que o Senhor nos dê a graça da fidelidade ao Carisma de fundação e ao patrimônio espiritual deixado pelo nosso querido Fundador São Paulo da Cruz e de sabermos repropor corajosamente esta espiritualidade em nossos dias (cf VC 36 e 37);
v    divulgando o nosso Instituto para que ele se torne mais conhecido e assim  muitas jovens possam seguir a este chamado específico de se consagrarem  inteiramente ao mistério da Redenção, como Monjas Passionistas, sendo sinal do amor de Jesus Crucificado para com o Pai e para com os homens. (cf. RC 3 e 4)
Que Nossa Senhora nos ensine a viver esta oferta que ela, por primeiro fez ao Senhor (cf RC 11), pois a doação total de sua vida a Deus, a oferta incondicional de sua existência e de seu amor a Jesus Cristo, fazem dela um perfeito protótipo da vida consagrada, modelo exemplar da vivência de todas as virtudes e bem-aventuraças.  E que, nosso Santo Pai, São Paulo da Cruz, interceda por cada uma de suas filhas espalhadas pelos diversos mosteiros passionistas no mundo e especificamente aqui no Brasil.

Conheça os Mosteiros Passionistas:

Mosteiro Santa Gema
Av. Dr. Altair Martins, 169 – Gramado
06710-040 – Cotia – SP
Tel.: (0xx11) 3609-0553

Mosteiro São Paulo da Cruz
Caixa Postal 607
13561-260 São Carlos SP
Tel.: (0xx16) 3371-9603


Mosteiro NOSSA SENHORA. De Fátima e
Beato Isidoro de Loor
Caixa Postal 48
85504-400 Pato Branco PR
Tel.: (0xx46) 3224-4111

Mosteiro Mãe da Santa Esperança
Caixa Postal 02
76100-000 São Luís de Montes Belos - GO
Tel.: (0xx64) 3671-1337