O Rosário da Virgem Maria
Estamos terminando o Mês do Rosário, mas a Oração diária do Santo Rosário continua sempre intensa em nossa caminhada, auxiliando-nos na busca da plena configuração a Jesus, nosso Deus e Senhor!!!
Rosarium é uma palavra latina, que significa: “jardim de rosas”.
O Rosário é uma oração tradicional da Igreja; oração simples, popular e, ao mesmo tempo, profunda, proposta com insistência pela Santíssima Virgem, aprovada e incentivada pelo magistério da Igreja.
O Rosário é oração bíblica e cristológica
O Rosário é uma oração centrada sobre o mistério da Encarnação Redentora, por isso é uma oração evangélica, cristológica, que nos faz entrar numa viva comunhão com Jesus Cristo nosso Senhor, percorrendo com Ele, ao lado de Maria, os principais mistérios de sua vida: introduzindo o espírito no gosto de um conhecimento de Cristo que brota continuamente da fonte límpida do texto evangélico.
Como surgiu o Rosário?
O Rosário foi-se formando gradualmente, ao sopro do Espírito de Deus, no segundo Milênio . Na Idade Média nasceu o costume de se rezar cento e cinqüenta Ave-Marias em referência aos cento e cinqüenta Salmos da Bíblia, que compõem a oração da Igreja, denominada Ofício Divino.
São Domingos, (1170-1221), orientado pela Santíssima Virgem, foi quem mais contribuiu na formação do Rosário: na sua pregação narrava os mistérios evangélicos e depois, recitava com os ouvintes as Ave-Marias. Por volta do Século XV, os dominicanos de Flandres e de Colônia, deram ao Rosário uma estrutura semelhante à atual: rezavam cinco ou quinze mistérios, cada um composto de dez Ave-Marias . Também data dessa época, a divisão dos mistérios em gozosos, dolorosos e gloriosos. O Papa João Paulo II, homem cheio do Espírito Santo, inseriu os mistérios da vida pública de Jesus, “Mistérios da Luz”, entre os mistérios de sua Infância e de sua Paixão.
Elementos da oração do Rosário:
1)- Contemplação dos mistérios principais da vida de Cristo.
2)- Pai Nosso (oração dominical, isto é, oração do Senhor)
3)- Sucessão das Ave-Marias
4)- Doxologia Glória ao Pai