Vocacional


Motivações para ser uma Monja Passionista

• Desejo de se consagrar totalmente a Jesus Cristo e com Ele unir sua vida, doando-se até a morte pela mesma causa pela qual Ele viveu e morreu por cada um de nós.

• Ser uma pessoa enamorada de Jesus Crucificado.

• Possuir o ardente desejo de viver constantemente na oração, no silêncio e na solidão unida continuamente a Cristo, que adora e roga ao Pai pela salvação das pessoas, prolongando assim o aspecto contemplativo da missão de Jesus.


Processo formativo de uma Passionista

Para chegar a se consagrar totalmente a Deus, a jovem necessita de um período em que ela pode discernir qual é verdadeiramente a vontade de Deus em sua vida, para então segui-lo de uma forma livre e segura, por isso, há diversas etapas de formação.

O primeiro passo é a jovem entrar em contato com um dos Mosteiros Passionistas. Ela então receberá
um acompanhamento pessoal, por carta, email ou telefone, e dessa forma irá conhecer um pouco mais sobre a vivência e a espiritualidade da Congregação. Após este período de acompanhamento, sentindo arder no seu coração este chamado, são abertas para ela as portas da clausura, onde poderá experimentar de uma forma mais efetiva a nossa vida por até três meses, essa etapa chama-se Aspirantado.

Em seguida, por um determinado período a jovem passa pelo Postulado. Tempo em que ela vai amadurecendo e tem a possibilidade de definir mais claramente a própria vocação.

A próxima fase é o Noviciado, que tem a duração de um ano. Esse é um dos períodos mais importantes e marcantes na vida religiosa, tempo de aprofundamento, recolhimento, estudo e discernimento. Tempo de preparo para o próximo passo tão importante que será dado: a consagração a Deus, através da profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência e os votos específicos das Religiosas da Paixão de Jesus, o de promover o culto e a grata memória da Paixão de Jesus. Este período dura um ano.


Depois do Noviciado vem a primeira Profissão Religiosa, inicia-se então o período do Juniorato, que dura seis anos. Nesse período, prosseguem-se a formação e a inserção das jovens professas na vida da comunidade, para depois fazerem a profissão perpétua. Mesmo com a profissão perpétua, toda religiosa é chamada a continuar a sua formação permanente por toda a vida, aprofundando sempre mais o significado da própria vocação e missão.